


Imposto de Renda
Pessoa Física
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DIRPF
Documentos a enviar
Para elaboração da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (DIRPF), é essencial reunir documentos que incluem comprovantes de rendimentos, despesas dedutíveis, informes de rendimentos, e documentos de bens, direitos e dívidas.
Organização e clareza na apresentação são fundamentais para uma declaração precisa e livre de inconsistências.
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Compra e venda de bens: imóveis, veículos (obrigatório nº do RENAVAM), embarcações, consórcios, etc.
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Informe bancário para fins de Imposto de Renda;
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Cópia da última declaração entregue (para clientes novos);
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Informes de rendimentos;
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Gastos com saúde, educação, doações, previdência privada (do declarante e seus dependentes);
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Dados pessoais e de dependentes (informar se residem com o declarante);
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Aluguéis recebidos (informe das imobiliárias para Imposto de Renda);
Dicas de documentos
Informe de Rendimentos
Os informes de rendimento refletem sua situação financeira durante o ano fiscal.
Alguns tipos de informes:
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Salários, pró-labores, herança, aposentadoria, pensão, ações trabalhistas, etc.;
Compra e venda de bens
Essencial para a prestação de contas ao fisco e para garantir conformidade com as obrigações fiscais.
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Exemplo de documentos:
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Escritura ou matrícula, notas fiscais, contratos, etc.;
Financiamentos
É importante incluir na declaração detalhes dos financiamentos de imóveis e veículos, apresentando os contratos, comprovantes de pagamento e demais documentos relevantes.
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Exemplos de documentos:
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Veículos: Contrato ou informações da instituição contendo o valor nominal financiado, valor e quantidade de parcelas, vcto da primeira parcela.
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Imóvel: Informe de rendimento da instituição para fins de Imposto de Renda.